quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Apresentação da Antologia do Prêmio de Literatura Unifor - 2009

Uma das tarefas mais gratificantes para o profissional de Educação é participar de um evento em torno da Literatura, uma das ocupações mais estimulantes e enriquecedoras do espírito humano, como nos diz o escritor peruano Vargas Llosa. Um concurso Literário é sempre uma porta que se abre para ampliar os espaços da criação, visando exatamente à valorização da arte da palavra escrita.

Uma verdadeira universidade entende que o seu papel não se limita à mera formação profissional, mas se estende à formação do cidadão, que tem na leitura do texto literário uma atividade insubstituível, pois uma sociedade sem literatura escrita se exprime com menos precisão, riqueza de nuanças, clareza, correção e profundidade do que a que cultivou os textos literários.

Essa Antologia, que traz as 20 crônicas selecionadas no III Prêmio de Literatura UNIFOR, é uma comprovação de que a Universidade de Fortaleza tem visão de mundo humanística e investe no estímulo à produção artística em seu País. Assim, assumindo um relevante papel ante novos e experientes escritores, ela se coloca com responsabilidade na formação de uma sociedade não deformada pela visão estreita de que, num futuro próximo, só precisaremos de computadores, telas e microfones, não de livros.

Convido-os, pois, à leitura das crônicas aqui publicadas, todas de excelente qualidade estética, e, por meio delas, à criação de um universo encantatório que nos salve do tédio. É a literatura o antídoto mais perfeito para cumprir essa função. Sem ela, o que faremos com a nossa esperança de dias melhores? Onde colocaremos nossas lágrimas, nossos risos, nossa percepção sobre o que nos cerca? Bendita seja a nave que nos conduz a esse mundo feito de palavras, onde ainda se pode celebrar a vida e seus sabores acres ou doces.


Aíla Sampaio
(Coordenadora da Comissão Julgadora)

Nenhum comentário: